Acesse de acordo com o seu Perfil: MÉDICO VETERINÁRIO PACIENTE
Apesar de muito simples, o Prick test, também conhecido como Teste Cutâneo de Alergia ou Teste de Puntura, exige alguns cuidados essenciais na clínica para sua adequada realização.
Primeiramente, o exame só deve ser feito em local apropriado, com licenças, documentações e pessoal habilitado (devidamente treinado) para tal atividade.
É recomendado que o próprio veterinário realize o exame. Auxiliares podem realizar o teste quanto possuirem treinamento adequado e com a supervisão do veterinário responsável.
1. SUPERVISÃO
Caso a aplicação não seja executada pelo veterinário, é necessário que ele esteja supervisionando o procedimento por completo, mesmo considerando o Prick Test um teste simples e de risco mínimo.
*A assinatura do laudo só é permitida pelo veterinário.
2. INFRAESTRUTURA
Para a preparação da sala que será realizado o Prick Test, considere indispensável uma luminosidade adequada, a fim de permitir a correta análise do teste, preferencialmente com mobiliário simples, de linhas retas, para facilitar a limpeza e conservação, contando também com uma ventilação apropriada e geladeira do tipo doméstica para proceder com a correta armazenagem dos alérgenos (sempre verificando as considerações e indicação de cada fabricante).
E os alérgenos? Como armazenar e como adquirir? Assim entramos no nosso terceiro item.
3. ALÉRGENOS
O Alérgeno utilizado no Prick Test deve ser conservado em local adequado, seguindo orientações do próprio fabricante. É de extrema importância para o diagnóstico a qualidade do extrato alergênico. Por isso, pesquise e escolha bem o fornecedor, o extrato ideal deve ser padronizado e sua potência conhecida. Não se esqueça de prestar atenção na data de validade de cada frasco. Irá utilizar a bandeja de armazenamento? Não descarte os frascos vazios, mantenha-os em local adequado para controle da validade.
Pesquise, entenda como cada fornecedor trabalha e considere sempre a melhor opção em termos de qualidade. Isso fará muita diferença no diagnóstico do paciente.
4. MATERIAL
É necessário para a realização do teste um puntor descartável de qualidade. Apensar de muitas opções no mercado com eficácia similar, nem todos são eficientes para o agrado do seu paciente.
Atualmente, há puntores plásticos descartáveis que são tecnologicamente desenvolvidos para inibir a dor, sendo mais confortável para o paciente, além de confiável para o veterinário.
Além dos puntores, também é obrigatório a disponibilidade de material de Antissepsia: álcool etílico e algodão para fazer a correta higienização no local do teste.
É exigido um coletor descartável para material perfurante, além dos materiais e medicamentos para emergência: Adrenalina, anti-histamínico, corticosteroide, broncodilatador e equipamento adequado para intubação endotraqueal e ventilação.
A saúde do animal é a prioridade. Mesmo o risco sendo mínimo, os cuidados com esses materiais são imprescindíveis para a realização do teste.
5. ANIMAL
Como sempre afirmamos: a saúde do animal é a prioridade. E é exatamente por isso, que há ainda outros cuidados que deveremos considerar ao fazer o Prick test.
Converse com o tutor do animal e certifique-se como é sua rotina e se há alguma doença que ele possua conhecimento. Não é aconselhado a fazer o teste em pets com doenças de pele, fêmeas grávidas e até se possui histórico anterior de hipersensibilidade.
Não se sente seguro? Opte pelo exame de sangue.
Existem também os medicamentos que influenciam no resultado do teste, por isso é de extrema importância uma entrevista a fundo. O animal não pode ter tomado medicamentos, como por exemplo: antialérgicos por pelo menos 7 dias antes do teste.
Antes da aplicação do teste, limpe o local de aplicação na pele do animal preferencialmente com álcool etílico e certifique-se de que não há lesões ou dermatites. O local mais indicado para o prick test é na região lateral do tórax. O animal não deve coçar para não alterar o resultado do teste.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a nossa equipe especializada. Teremos o prazer em atendê-lo! ?